Anatomia, Biologia, Bioquímica, Embriologia, Fisiologia, Histologia e Neuroanatomia
Manual de Necrópsia Veterinária
De: Maria da Conceição Peleteiro
ISBN: 9789897521966
2016, Lidel
Capa mole
Páginas: 180
Anatomia, Biologia, Bioquímica, Embriologia, Fisiologia, Histologia e Neuroanatomia
De: Maria da Conceição Peleteiro
ISBN: 9789897521966
2016, Lidel
Capa mole
Páginas: 180
Uma das competências essenciais dos médicos veterinários é a capacidade de realizar necrópsias das várias espécies animais, sejam elas domésticas ou não. Contudo, como qualquer técnica que não é realizada por rotina, a necrópsia necessita de apoio para a sua concretização.
O objetivo deste livro, o mais completo possível à luz dos conhecimentos atuais, é servir de guia sobre os corretos procedimentos a seguir para tirar o máximo partido desta técnica. Tratando-se de uma obra prática, os textos são complementados por ilustrações de elevado rigor científico.
·Considerações Gerais: apresenta conceitos fundamentais como técnicas de eutanásia, alterações que ocorrem no cadáver após a morte; e condições básicas para a realização de necrópsias;
·Técnicas de Necrópsia: trata em detalhe da técnica de necrópsia adaptada a diferentes espécies, incluindo equídeos, ruminantes, répteis, peixes e roedores;
·Elaboração de Relatórios e Exames Complementares de Diagnóstico: incide sobre a terminologia a utilizar na elaboração de relatórios de necrópsia e como devem ser efetuadas as colheitas para os exames complementares, imprescindíveis na grande maioria dos casos para a obtenção de um diagnóstico definitivo e seguro;
·Patologia Veterinária Forense: apresenta os conceitos da Medicina Legal que se utilizam em Medicina Veterinária na realização de necrópsias ao serviço da aplicação da justiça.
Este livro será certamente uma referência para a formação de todos os estudantes e uma ferramenta de trabalho útil para todos os médicos veterinários no ativo que queiram rever conceitos fundamentais sobre a necrópsia.
•Considerações Gerais
•Técnicas de Necrópsia
•Elaboração de Relatórios e Exames Complementares de Diagnóstico
•Patologia Veterinária Forense
Maria da Conceição Peleteiro, Médica Veterinária; Professora Catedrática de Anatomia Patológica na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa; Responsável pelo Laboratório de Anatomia Patológica; Diplomada pelo Colégio Europeu de Patologia Veterinária.
Augusto Faustino Médico Veterinário; Professor Associado de Patologia Veterinária no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto.
George Stilwell, Médico Veterinário; Professor Auxiliar de Clínica das Espécies Pecuárias na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa.
Hugo Pissarra, Médico Veterinário; Mestre e Residente do Colégio Europeu de Patologia Veterinária; Técnico Superior do Laboratório de Anatomia Patológica da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa.
Jorge Correia, Médico Veterinário; Professor Auxiliar de Anatomia Patológica na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa.
José Ferreira da Silva, Médico Veterinário; Professor Auxiliar de Histologia, de Embriologia e Biologia do Desenvolvimento e de Anatomia Patológica na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa.
Patrícia Dias-Pereira, Médica Veterinária; Professora Auxiliar de Patologia Veterinária no Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto.
Tânia Carvalho, Médica Veterinária; Doutorada em Ciências Veterinárias; Diretora do Laboratório de Histologia e Patologia Comparada, Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Diogo Guerra, Ilustrador Médico na área da Medicina Veterinária; Mestre em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa (2012); Doktorarbeit no Instituto de Parasitologia de Zurique, Suíça (2014); colaboração como Ilustrador com o Instituto de Virologia de Zurique (2014-2015).